A flexibilização da política está próxima, é hora de entrar? Takafumi Horie e o presidente da SBI, Tomohiko Kondo, discutem calorosamente a situação atual do mercado de criptomoedas no Japão.

Tóquio, reportagem: A conhecida mídia financeira japonesa, Toyo Keizai, trouxe como história de capa deste mês o tema "Agora é hora de saber sobre os ativos de ouro e criptografia (o que precisamos entender sobre ouro e ativos de criptografia)" e analisou profundamente a história e as características do Bitcoin e do ouro, atraindo a atenção de amplos leitores. Ao mesmo tempo, vários especialistas do setor apontaram que o governo japonês está considerando flexibilizar as políticas e a tributação relacionadas aos ativos de criptografia (em japonês, 暗号資産), injetando nova dinâmica de desenvolvimento no mercado de criptomoedas japonês.

O famoso influenciador Horie Takafumi (ほりえ たかふみ convidou o presidente da SBI Holdings, Tomohiko Kondo, e o presidente da Associação de Corretoras de Criptomoedas do Japão (JVCEA), Genki Oka, para discutir a situação atual e as perspectivas futuras do mercado de encriptação no Japão em seu canal do YouTube. Horie Takafumi fundou a Livedoor, é um conhecido empresário e investidor influente, e ganhou o apelido de Horiemon devido à sua semelhança com o personagem Doraemon. Seu canal também se chama Horiemon. Abaixo estão os principais pontos da conversa. Observação: pura observação de mercado, não é uma recomendação de investimento.

A falta de vontade de investir dos japoneses não se deve ao medo de pagar impostos, mas sim à falta de compreensão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela conta oficial da Livedoor News X em fevereiro de 2025, a principal razão pela qual os japoneses não investem em ativos de criptografia não é, como a maioria das pessoas pensa, o "medo da tributação", mas sim a incerteza sobre a possibilidade de lucrar (57,1 %), a falta de compreensão sobre o funcionamento (52,4 %) e não saber qual moeda comprar (47,6 %). Isso destaca a falta de conhecimento em finanças de blockchain e a dificuldade em obter informações como as principais barreiras, diferente da impressão comum de que os japoneses não investem em ativos de criptografia por medo da tributação.

Na verdade, até o final de novembro de 2024, o Japão já tinha mais de 11,81 milhões de contas de Ativos de criptografia, com um total de depósitos próximo a 4,5 trilhões de ienes, representando que os Ativos de criptografia já deixaram de ser um mercado de nicho para se tornar mainstream. ) Fonte: ©2025 Associação de Exchanges de Criptomoeda do Japão (

Bitcoin: do underground até o "ouro digital"

Hiroshi Horie afirmou que começou a investir em Bitcoin desde 2013, quando o público em geral considerava o Bitcoin uma ferramenta de especulação perigosa e relacionada ao crime. No entanto, as Ativos de criptografia de hoje já evoluíram para uma tecnologia descentralizada e verificável matematicamente, tendo como base a blockchain e a encriptação, possibilitando transações ponto a ponto sem intermediários.

Ele apontou que o Bitcoin é como uma "invenção" e não apenas uma moeda; seu valor não depende mais do respaldo de um Estado, mas é construído sobre transparência, descentralização e oferta e demanda. O Bitcoin é semelhante ao ouro, possuindo escassez, com um limite máximo de suprimento de 21 milhões de moedas, já alcançou um consenso no mercado financeiro global, sendo considerado ouro digital, cada vez mais instituições e países estão incorporando-o em suas alocações de ativos.

A possibilidade da segunda geração de ativos de criptografia Ethereum

Para além do Bitcoin, Kondo e Oka também falaram sobre os avanços tecnológicos do Ethereum. O Ethereum, além de suportar funcionalidades de transação, avança no conceito de contratos inteligentes, permitindo a execução automatizada e a implementação programável de usos como o pagamento de alugueres periódicos.

O mercado japonês tem um grande potencial, e a reforma do sistema é a chave.

Atualmente, uma em cada dez pessoas no Japão possui uma conta de Ativos de criptografia, mostrando que ainda há um grande espaço para crescimento na taxa de penetração. O presidente Oka apontou que, se o Japão puder implementar uma flexibilização regulatória semelhante à dos mercados dos Estados Unidos, o mercado poderá alcançar três vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Atualmente, um dos maiores obstáculos na política é o sistema de "tributação integrada" aplicado às Ativos de criptografia no Japão, com uma taxa máxima de 55%, o que comprime severamente o espaço de lucro dos investidores, levando muitos investidores de alto patrimônio a optar por realizar transações no exterior. Especialistas pedem ao governo que reforme rapidamente o sistema tributário, tratando os Ativos de criptografia como produtos financeiros e adotando um sistema de tributação separada, a fim de atrair mais capital nacional e internacional para o mercado japonês.

Kondo enfatizou que, se as políticas forem flexibilizadas, não apenas atrairá o retorno de capitais, mas também atrairá talentos e indústrias inovadoras para se estabelecerem no Japão, o que será de grande ajuda para revitalizar a economia.

A redução pela metade do Bitcoin e o efeito Trump, impulsionando o preço do Bitcoin?

Bitcoin teve a sua mais recente redução pela metade (halving) em 2024, o que significa que a velocidade de geração de novos Bitcoins foi reduzida pela metade, a oferta diminuiu, elevando ainda mais as expectativas do mercado em relação ao aumento de preços. Experiências passadas mostram que, na maioria das vezes, o preço do Bitcoin tem um crescimento significativo dentro de um ano após a redução pela metade.

Além disso, Horie também mencionou a influência das tendências políticas nos Estados Unidos, como o apoio público de Trump aos ativos de criptografia e ao Bitcoin, impulsionando empresas e investimentos relacionados a entrar no mercado, e assim aumentando ainda mais o reconhecimento do Bitcoin a nível internacional.

Bitcoin e Ethereum são as principais escolhas para iniciantes.

Diante de muitos novatos que ainda se sentem estranhos em relação aos ativos de criptografia, Horie e especialistas acreditam que é possível começar com Bitcoin e Ethereum, que são duas grandes moedas com capitalização de mercado estável e alta liquidez, sendo uma opção de entrada mais segura.

Ativos de criptografia têm gradualmente saído da tecnologia marginal para se tornarem ativos mainstream. Takafumi Horie acredita que ainda não é tarde para começar, esta é um movimento monetário que está emergindo.

Este artigo sobre a flexibilização das políticas é o momento certo para entrar no mercado? Takafumi Horie e o presidente da SBI, Tomohiro Kondo, discutem a situação atual do mercado de criptografia no Japão. Apareceu pela primeira vez na Chain News ABMedia.

Ver original
This page may contain third-party content, which is provided for information purposes only (not representations/warranties) and should not be considered as an endorsement of its views by Gate, nor as financial or professional advice. See Disclaimer for details.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)